domingo, 24 de março de 2013

Somália

As vitórias da Somália em 2012:

Em 2012 a Somália obteve alguns avanços no que diz respeito à política. O primeiro parlamento formal do país tomou posse, aprovou uma nova constituição, elegeu um primeiro ministro e um presidente, Hassan Cheik Mohamud (foto). Isso após cerca de vinte anos sem um governo estável.
Esse progresso aumentou a confiança da comunidade internacional. O Representante Especial do Secretário-Geral para Somália também enfatizou a importância do apoio internacional para com o País, que tenta caminhar para a paz.
Entretanto Mogadíscio não recebeu bem as novas diretrizes, tanto que, poucos dias após a posse do presidente, três bombas foram lançadas contra o hotel em que ele estava.

Fontes:
http://www.onu.org.br/somalia-precisa-de-apoio-da-comunidade-internacional-para-consolidar-vitorias-de-2012-diz-onu/
http://www.voaportugues.com/content/somalia-yearender/1568193.html

Letícia da Silva Pacheco

África do Sul apoia Brasil na Copa de 2014


A Copa de 2014 no Brasil terá o apoio da África do Sul no planejamento da segurança do Mundial no Brasil. A África do Sul que supreendeu a todos no Mundial de 2010, principalmente por não ter nenhuma tradição no esporte, construiu 5 novos estádios dedicados exclusivamente para o futebol, o que tornou o país uma grande referência em todo o continente Africano. O sistema de segurança do Mundial de 2010 surpeendeu por atender além do esperado, o que foi dito na época é que o país podia ficar orgulhoso do nível de segurança existente, fato que claramente deixou a  população sul-africana com um sentimento de dever cumprido; ainda com o apoio da Interpol a segurança foi interligada as bases da própria Interpol, afim de que pudessem localizar possíveis indivíduos perigosos, o terroristas ou até mesmo delinquentes.

Com toda essa organização o país deixou claro sua vontade de ajudar o Brasil na Copa de 2014, sendo assim durante o encerramento da  1a Reunião do Comitê Conjunto Brasil-África do Sul, o país entregou ao Brasil o relatório com detalhes da segurança das estruturas estratégicas da Copa em 2010, a fim de que possamos realizar o Mundial com grande sucesso e prestígio, assim como foi para eles. Deixando claro ainda, a cooperação das Forças Armadas dos dois países, a fim de permitir total segurança no tráfico de navios no Atlântico, mostrando que a parceria África do Sul-Brasil, pode ir além do esperado em termos de cooperação.

Fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-tera-ajuda-da-africa-do-sul-em-seguranca-para-copa-de-2014,1005812,0.htm


Vivian Oliveira
 

Nigéria









Um pouco sobre os conflitos étnicos na Nigéria...

Apesar de a Nigéria ser o detentor de grande parte do petróleo e um país com a maior população da África, ele ainda não superou as grandes guerras civis passadas, que até hoje se colocam como um obstáculo para seu progresso e desenvolvimento politico e econômico do país afetado.
Com cerca de mais de 120 milhões de habitantes, a Nigéria é uma imensa maioria dos Estados Africanos foram construídos com base em uma política artificial e criada essencialmente pelos europeus, no caso pelo colonialismo britânico. Desde o período colonial, a Nigéria nunca foi unida, pois havia e ainda há grandes guerras e choques étnicos e religioso que desunem e desestabilizam a população nigeriana por completo é assim até atingindo sua legitimidade internacional, pois ainda enfrentam embates entre forças unificadoras e desagregadoras que tem sido uma característica marcante da evolução politica do país.
Praticamente a população nigeriana está dividida em vários setores étnicos, com uma predominância maior dos muçulmanos ao norte e dos cristianizados ao sul, que é economicamente mais fortes e prósperos.
Fonte:


Alessandra Araujo