quarta-feira, 1 de maio de 2013

Violência étnica mata ao menos 27 no centro da Nigéria


Confrontos entre grupos étnicos rivais no centro da Nigéria mataram pelo menos 27 pessoas nesta quarta-feira (27/04/2013), disseram testemunhas, em uma região que cobre o sul de maioria cristã e a maior parte do norte muçulmano que é propensa a agitação civil.
Testemunhas disseram que vaqueiros Fulani armados atacaram as aldeias de Da Jak e Attakar no Estado de Plateau nas primeiras horas do dia, abrindo fogo contra os moradores com metralhadoras e incendiando as casas.
Os Fulani são na sua maioria pastores nómadas muçulmanos, e elementos da etnia atakar, na maior parte agricultores cristãos.
A Nigéria, a nação mais populosa da África e a maior produtora de petróleo, tem uma população quase igual de cristãos e muçulmanos, e mais de 200 grupos étnicos que costumam viver lado a lado em paz.
Mas às vezes surgem conflitos no Plateau e em outras partes do "Cinturão do Meio". O Estado de Plateau em particular vem sofrendo há décadas da violência relacionada a disputas de terra entre os Fulani, criadores de gado seminômades, e os fazendeiros Berom.
Alessandra Araujo