Uhuru Kenyatta, o novo presidente do Quênia e que enfrenta acusações de crimes contra a humanidade, visitará pela primeira vez uma capital ocidental desde sua eleição. Ele deverá visitar Londres por convite da Grã-Bretanha para discutir em uma conferência assuntos relativos a Somália. Existe interesses na estabilização da Somália onde há grupos islâmicos relacionados com a Al Qaeda, o chamado al Shabaab.
Segundo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Grã-Bretanha o Quênia é um parceiro vital para a Somália e acredita ser necessário o contato devido a causa em pauta. O Quênia vem atuando na Somália dando suporte para que o país alcance estabilidade.
A visita do presidente queniano a capital inglesa aparece como um situação delicada tendo em vista que o presidente está sendo julgado na Corte Internacional de Haia, porém segundo o porta-voz britânico um dos motivos da aproximação foi a disposição de Uhuru em cooperar com o tribunal de Haia. Tal situação diplomática gera uma confusão de princípios; a luta contra a impunidade se deixa vencer por jogos de interesses.
Isabela Soares Barbosa
Fonte>http://www.businessdailyafrica.com/Uhuru-invited-to-Somalia-meeting-in-London/-/539546/1841112/-/pofq4fz/-/index.html