sábado, 27 de abril de 2013

Atentado em Garissa

Segundo informações da Cruz Vermelha oito pessoas morreram e cinco ficaram feridas na quinta feira (18/04) quando pistoleiros dispararam contra um restaurante da cidade de Garissa no Quênia. O chefe da polícia regional Charlton Mureithi disse, no mesmo dia do ocorrido, que a autoria e os motivos da chacina estão sob investigação.
 Esse é mais um dos atentados que o Quênia vem sofrendo desde o fim de 2011 quando enviou soldados à Somália para perseguir rebeldes da Al Shabaab ligados à Al Quaeda. Esse evento mostra que mesmo com a diminuição das ondas de ataques em Nairóbi, Mombaça e Garissa, o novo presidente Uhuru Kenyata terá que lidar com a insegurança.
 A conexão desse atentado com grupos da Al Shabbab  não foi confirmada, mas a mesma se pronunciou em fevereiro deste ano dizendo que o Quênia enfrentaria uma guerra longa e dolorosa caso mantivesse sua intervenção militar na Somália.
 Um evento como esse pode desencadear diversos eventos violentos por toda a região, e o Quênia, que já se encontra em situação delicada devido às eleições tumultuadas, está com problemas internos e externos que podem levar a uma Guerra Civil.

               
                                                                            Isabela Soares Barbosa


fontes>
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,chacina-deixa-oito-mortos-em-cidade-do-quenia-diz-cruz-vermelha,1022683,0.htm