No dia 29 de Abril, uma quadrilha, ainda não identificada, passou de cidade em cidade do municípo de Bungoma(oeste do Quênia) esfaqueando cidadãos e cometendo outros ataques sádicos. Em primeiro de Maio, dois dias depois, um ataque semelhante ocorreu no município de Busia.
O Coordenador Humanitário da ONU (Organização das Nações Unidas) no Quênia, Modibo Toure Toure condenou os ataques, que deixaram nove mortos e centenas de outros feridos, e pediu intensificação dos esforços por parte do governo queniano para que os ataques em Busia e em Bungoma County parem e que sejam identificados os culpados.
A declaração de Toure, traduzida e modificada "(...)gostaria de exortar o governo a tomar as medidas adequadas para que rapidamente seja contida a insegurança em Busia e em Bungoma em conformidade com as normas nacionais e internacionais aplicáveis em matéria de proteção de civil e de respeito pelos direitos humanos. Eu também gostaria de exortar o governo a garantir a prestação de assistência às pessoas afetadas e apoiá-las na reconstrução de seus meios de subsistência ".
Toure reconhece que o governo do Quênia já vem implementando ações para conter a insegurança, mas aponta para a intensificação dessas ações dando maior importância para as questões humanitárias.
ISABELA SOARES BARBOSA
http://www.capitalfm.co.ke/news/2013/05/un-demands-action-to-end-bungoma-killings/
Nenhum comentário:
Postar um comentário