domingo, 10 de março de 2013

Somália




Dados principais:

Capital: Mogadíscio
Língua oficial: somali e árabe
Área total: 637.657 km2
População (estimativa 2009): 9,1 milhões
PIB (estimativa 2009): US$ 5,7 bilhões
Religiões principais:  islamismo (cerca de 96%)
Governogoverno de transição composto em 2004
IDH: 0,284 (2001) - baixo

Relações Internacionais:
Organizações que participa: ONU (Organização das Nações Unidas), FMI (Fundo Monetário Internacional), Banco Mundial, UA (União Africana).

Notícias:

Tráfico de armas do Iêmen e Irã para Somália:
No dia 12/02/2013 repercutiu a notícia de que os monitores da ONU viram militantes islâmicos da Somália recebendo armas de redes vinculadas ao Iêmen e ao Irã. Enquanto isso os Estados Unidos querem o fim do embargo armamentista da ONU à Somália.
Segundo os monitores as armas chegam pelo norte da Somália, pelas regiões de Puntland e Somaliland e depois vão para a Al Shabaab ( grupo militante radical islâmico que controla maior parte do centro e do sul da Somália). Informações completas: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/02/monitores-da-onu-veem-trafico-de-armas-do-iemen-e-ira-para-a-somalia.html

No dia 15/02/2013 o Irã se defendeu das acusações de tráfico. O ministro das Relações Exteriores disse que o Irã respeita a segurança e a estabilidade regional. O embaixador iraniano para ONU, Mohammad Khazaei, disse que as acusações não tem fundamento, que o navio interceptado tinha a bandeira do Panamá e não tinha tripulantes iranianos.  
Segundo o site portalvermelho.org.br há também vários indícios "do apoio dos EUA e de países da Europa a grupos armados e elites guardadas por paramilitares na região".

Curiosidade:
A Somália é um país conhecido pela pirataria marinha, desde 1998 há relatos desse tipo de saque em sua costa, como mostra detalhadamente este site da Abril: http://veja.abril.com.br/educacao/piratas-somalia/piratas-somalia.html
Mas essa história também tem um outro lado que raramente é mostrado pela imprensa, por isso resolvi colocar o link de um vídeo passado ano passado pelo professor de meio ambiente que da uma outra visão da pirataria na Somália.


                                                                             
                                                                         Letícia da Silva Pacheco

Fontes:
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=9&id_noticia=205969                            








Nenhum comentário:

Postar um comentário